sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GTA

Niko Bellic do GTA IV na vida real  

Mesmo que nunca tenha jogado o GTA IV, é difícil não estar familiarizado com o rosto do Niko Bellic, o protagonista do jogo. Afinal o rosto dele aparece nos trailers, capa do jogo e agora é capa de várias revistas.

Mas já imaginou como seria o rosto dele na vida real? Dois artistas fizeram isso no Photoshop e com resultados bem interessantes.

O primeiro é do Pixeloo, que anteriormente fez imagens realistas do Mario e do Homer. A imagem do Niko Bellic foi feita sob encomenda para ser capa da Official Playstation Magazine UK, como fonte foi usada uma ilustração, só que depois ele viu que no jogo ele era um pouco diferente e então fez algumas modificações.

Visite o site do Pixeloo para ver esse e muitos trabalhos dele.

E a imagem a seguir foi feita pelo Mataleone, que é Brasileiro e já fez algumas ótimas montagens no Photoshop. Para a foto do Nilo Bellic ele combinou nada mais que oito fotos de pessoas diferentes para chegar ao resultado final.


Visite o site do Mataleone para conhecer melhor o seu trabalho.


Download GTA e GTA 2 (Grand Theft Auto)

Download GTA e GTA 2 (jogo gratuito)! Disponibilizado aqui o link para baixar GTA e GTA 2, a primeira e a segunda versão de um dos jogos mais visados atualmente: Grand Theft Auto. Infelizmente não estão disponibilizados para download o GTA San Andreas, Vice City ou GTA IV pois é ilegal, mas a RockStar Games abriu mão dos direitos autorais e disponibilizou para download o GTA e GTA 2!

GTA e GTA 2, produzidos pela Rockstar Games apesar de gráficos inferiores as suas recentes versões GTA Vice City, GTA San Andreas e GTA Liberty City, possuem pré-requisitos mínimos de sistema, ou seja, qualquer carroça é capaz de rodar o jogo. E assim como as outras versões com roubos, assassinatos e etc… e claro que também existe as velhas e boas trapaças, truques e dicas no jogo mas isso fica para um próximo post.

Notícia boa: É de graça!!! A Rockstar Games que produziu todas as versões de GTA (Grand Theft Auto) disponibilizou o download no site da Rockstar Classics. Confira! É necessário fazer um pequeno cadastro, senão seria fácil demais.

GTA 4 - O filme

O vídeo abaixo foi feito pela equipe do site MarstrandsBoyz, que está sempre fazendo filminhos de paródias de jogos. Eles fizeram também uma paródia super engraçada de outras versões do GTA. Desta vez, fizeram o filme do GTA4, antes mesmo do lançamento.

O mais interessante é a perfeição ao imitar os movimentos e o áudio de cada missão. Os diálogos são muito parecidos com as conversas que ocorrem no jogo, dando ao filme a impressão de ser mesmo parte de uma missão da série GTA. Nem mesmo as fontes e os “efeitos especiais” da luta foram esquecidos. Além disso, os personagens andam exatamente da mesma maneira que o “Nikolai Bellic”, que virá para substituir o CJ, protagonista do GTA San Andreas.

Bem, o filme é legal e vale a pena assistir. Esperemos pelo lançamento do GTA 4 no dia 29 de Abril de 2008.



Grand Theft Auto IV

Trailer oficial Grand Theft Auto IV




Mais em:
http://www.rockstargames.com/IV

Grand Theft Auto: San Andreas


Grand Theft Auto: San Andreas (GTA:SA) é o sétimo jogo da série de jogos eletrônicos Grand Theft Auto. Foi criado pela Rockstar North e a sua distribuição é feita pela Rockstar Games. Inicialmente concebido em exclusivo para o Playstation 2 em outubro de 2004, foram publicadas versões para PC e Xbox em julho de 2005.

O jogo apresenta três cidades fictícias, todas com diferentes temas: Los Santos, San Fierro e Las Venturas, que pretendem representar Los Angeles, San Francisco e Las Vegas.

Ambiente:

Assim como em Grand Theft Auto: Vice City, a Rockstar North voltou no tempo para caracterizar o ambiente do jogo. A história se passa no fictício estado americano de San Andreas, formado pelas cidades de Los Santos (baseada em Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (baseada em Las Vegas) no ano de 1992, e os criadores do jogo se esforçaram para trazer diversas peculiaridades da época.

Músicas:
A trilha sonora do jogo contém, em sua maior parte, músicas dos anos 90, combinando com a época onde se passa o jogo.

Veículos:
Desde bicicletas até aviões-caça da marinha americana, passando por carros de corrida, carros de golfe, lanchas, ambulâncias, tratores, motocicletas etc. Os veículos estão em grande número e variedade no jogo, e são característicos das regiões onde são encontrados. Por exemplo, você só encontra jipes e caminhonetes nas regiões do campo, e os carros luxuosos são vistos freqüentemente nos bairros mais ricos. A maior parte dos veículos são pilotáveis pelo jogador, inclusive as bicicletas, os aviões e helicópteros, além de uma espécie de hovercraft em miniatura, capaz de andar sobre a água e a terra.

Cultura:
Por ser um jogo que retrata a cultura típica norte-americana, San Andreas tem diversas referências ao modo de vida e à rotina dos cidadãos dos Estados Unidos. A disputa entre gangues de mexicanos e de negros, a máfia italiana comandando os cassinos em Las Venturas, citações sobre o fim da Guerra Fria e o papel obscuro do governo (principalmente em missões que envolvem o agente Mike Toreno) são alguns dos exemplos da caricatura que o jogo faz.

San Andreas faz referências aos tumultos em Los Angeles, no inicio dos anos 90 (a guerra entre gangues em subúrbios da cidade), o aumento da imigração ilegal e contrabando etc. No jogo também é possível ver uma edição do livro Teoria da Conspiração em cima da mesa na casa de Mike Toreno. E como os outros episódios da série, não faltam referências exageradas ao uso de armas nos EUA, estereótipos, o comportamento da sociedade e o humor negro. Os programas das rádios também retratam o grande boom na procura por extraterrestres, quando vários vídeos caseiros foram produzidos na época.

O caso Hot Coffee:
Hot Coffee ("café quente", em inglês) foi o nome de uma modificação para a versão de computador que causou muita polêmica. Nele, em vez de CJ entrar na casa de sua namorada e ouvir os tradicionais gritos, sussurros e a imagem ficar balançando, ocorre um mini-jogo que simula uma relação sexual. No mini-jogo o jogador deve pressionar certas teclas seguindo um ritmo, para aumentar a barra de "satisfação" que surge. Apesar de ser uma modificação, o código para o mini-game estava presente no jogo, apenas não tendo sido habilitado. A ESRB foi notificada, e o jogo mudou de classificação, de Mature (+17) para Adults Only (+18). Foi descoberto então que as versões do Playstation 2 e do X-Box também tinham o mini-game escondido, porém era muito mais difícil de habilitá-lo, sendo necessário o uso de um programa chamado de action replay, mesmo assim, elas também tiveram suas classificações modificadas.

Além do jogo ser recolhido definitivamente das prateleiras de muitas lojas, como a rede Wal-Mart que não comercializa jogos Adults Only, a publicadora do jogo, Take-Two, sofre processos em vários países que julgaram-se ofendidos por ter este mini-game no jogo, e segundo eles terem traumatizado seus filhos adolescentes com suas cenas de sexo.

A Take Two respondeu dizendo que o conteúdo polêmico não aparece na versão oficial, e que é preciso fazer o download da modificação na internet. Em uma atualização cortaram o código do jogo, impossibilitando que a modificação tenha efeito.

A Dublagem:
Todo o texto do jogo foi dublado por vários atores e músicos como:

Young Maylay, nome artístico do rapper Chris Bellard - Carl Johnson
Faizon Love - Sean 'Sweet' Johnson
Yolanda Whittaker - Kendl Johnson
MC Eith (do grupo Compton's Most Wanteds) - Ryder
Ice-T - Madd Dogg
Samuel L. Jackson - Frank Tenpenny
Chris Penn - Eddie Pulaski
Peter Fonda - The Truth
James Woods - Mike Toreno


Grand Theft Auto - à história

Grand Theft Auto (GTA) (Grand Theft Auto é o nome policial para "grande ladrão de carros") é uma série de jogos de computador e videogames criada pela Rockstar North (subsidiária da Rockstar Games) e distribuída pela Take-Two Interactive. A primeira versão foi lançada em 1997 tendo 10 jogos já lançados até 2006. Estima-se que toda a série já tenha vendido mais 40 milhões de cópias em todo o mundo. Recentemente, GTA ganhou um grande destaque em recriar metrópoles americanas em ambientes 3D, como Nova York, Miami, São Francisco, Los Angeles e Las Vegas.

A História:
Com dez títulos lançados, GTA é uma das franquias mais longas da história dos jogos. Ela passou por intensa reformulação durante os anos e, por isso, é comum dividir a série em 4 grandes eras.

Era Grand Theft Auto:
O primeiro jogo, Grand Theft Auto, foi lançado para computador e PlayStation em 1997. Depois de fazer sucesso, teve duas expansões:

Grand Theft Auto: London, 1969 (1999), um pacote de expansão do jogo original, que se passa em Londres, no ano de 1969.

Grand Theft Auto: London, 1961 (1999), este título lançado somente para PC, cujo enredo seria oito anos antes do anterior e requer o jogo London 1969 instalado que, por sua vez, exige GTA também instalado.

Era Grand Theft Auto 2:
Grand Theft Auto 2 foi lançado em 1999, para PC, PlayStation e Dreamcast. Esse jogo se passaria no futuro (embora nunca se mencione no jogo uma data exata, o síte oficial teria usado em jornais fictícios o ano 2013). Teve mudanças no sistema do crime organizado e jogabilidade expandida.

Era Grand Theft Auto III:
Grand Theft Auto III (2001): em Liberty City (cidade inspirada em Nova York), a personagem é um bandido mudo chamado Claude. Traído por sua namorada e comparsa, Catalina, durante um assalto a banco, acaba preso. Durante uma transferência de prisão, um dos outros presos, The Old Oriental Gentlesman , é liberto por sua quadrilha ainda no furgão, libertando assim os outros presos - entre estes, o protagonista e 8-Ball. Seu objetivo, então, é o de ganhar status e poder em Liberty City para vingar-se da antiga namorada.

Grand Theft Auto: Vice City (2002): O jogo se passa em Vice City no ano de 1986. A personagem principal, Tommy Vercetti, trabalha para a família Forelli e vem de Liberty City a mando de seu chefe, Sonny Forelli, que confia a ele o trabalho de fazer uma negociação em Vice City (cidade inspirada na Miami dos anos 80), mas ele fracassa e perde o dinheiro e a mercadoria. O Objetivo do jogo é recuperar o dinheiro trabalhando para mafiosos e traficantes.

Grand Theft Auto: San Andreas (2004): O enredo se passa em 1992, antes da história do GTA III e depois de Vice City. As cidades são Los Santos, San Fierro, e Las Venturas (em ordem, imitações de Los Angeles, San Francisco e Las Vegas). Carl Johnson, um pequeno chefe de gangue em Los Santos, após deixar que Brian, seu irmão mais novo, morresse, foge por 5 anos para Liberty City. Ele retorna ao saber que sua mãe foi morta pela gangue rival, e encontra sua gangue já desestabilizada. Cabe a ele unir forças e recomandar os negócios na cidade.

Advance:
Grand Theft Auto Advance (2004): Lançado para Game Boy Advance, é feito em 2D (bidimensional) lembrando bastante os primeiro jogo da série para PC (porém não é um port). Se passa nas três cidades do primeiro GTA original para PC: Liberty City, Vice City e San Andreas. O ano é 2000 um ano anterior à história de GTA III.

Stories:
A série Stories são jogos lançados para PSP e PS2 totalmente em 3D e com as cidades dos jogos originais de Gta III e Vice City com algumas pequenas modificações. Cada jogo da série se passa no passado do jogo a qual série se refere, com protagonistas diferentes e explicam muitas lacunas da trama deixadas pela série original.

Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005): Três anos antes do enredo de GTA III - a história se passa em 1998 novamente em Liberty City só que desta vez com Toni Cipriani como o personagem principal. Aqui é passado todo o desenvolvimento da Máfia Italiana em Liberty City, onde Toni retorna a cidade após ter abandonado por ter matado um grande amigo seu devido a negócios paralelos. De volta a cidade, precisa acertar as contas pendentes, bem como reconquistar respeito de amigos, sua mãe e Don Salvatore, o homem mais poderoso da Máfia e da Cidade. Foi lançado oficialmente para PlayStation Portable. Em 2006 foi portado para PlayStation 2.

Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006): A história se passa em 1984 dois anos antes de GTA VC novamente na cidade de Vice City na pele da Victor Vance, um soldado da Marinha Norte-Americana que perde seu posto no exército por traição e entra em uma enorme confusão na Cidade por causa do seu irmão Lance Vance, que é muito atrapalhado. Desta forma, você abandona a vida como servidor da lei e passa a se envolver nos mais diversos negócios para formar um império de negócios ilegais e vingar sua expulsão do exército. Ele foi lançado no dia 31 de outubro de 2006. Em 2007 foi portado para PlayStation 2.

Era Grand Theft Auto IV:
A Rockstar North anunciou oficialmente Grand Theft Auto IV para ser multi(de ps2,xbox,pc...), acreditou, eu não, é só para (ps3, xbox360 e pc...), e deve ser lançado no início de 2008, ou o melhor, já foi lançado. O jogo se passa em 2007 em Liberty City só que totalmente igual a Nova York, no presente, e o personagem principal é Niko Bellic um imigrante do leste europeu(lembra muito o ator Jean Renno).

Embora muitos tenham acreditado que GTA Vice City por ter sido lançado depois de GTA III, fosse o nome oficial de GTA IV (e, portanto, o quarto título oficial da franquia), mas o jogo recebeu esse nome pois é a quarta mudança geral na série (mudança de gráficos, plataforma e engine).

Polêmica:
A série Grand Theft Auto é muito polêmica. Pela liberdade que proporciona e violência estupidamente simples, ele já foi censurado em vários países. É possível atropelar pessoas livremente na rua, queimar pessoas e confrontar com a polícia usando um seleto arsenal de armas, como pistolas, metralhadoras, bazucas, granadas, tacos de baseball e até uma serra elétrica. Mas a série nunca foi proibida. Em todo o lugar onde é lançado recebe a classificação para maiores de idade.

Na maioria dos países onde foi lançado a classificação do jogo foi revista, e em outros (Austrália, por exemplo) a sua venda foi proibida. A senadora Hillary Clinton e o advogado Jack Thompson tentaram banir judicialmente o jogo dos Estados Unidos mas não obtiveram êxito.Por isso GTA ainda está a venda.

Hot Coffee:

Em 2005, a versão Grand Theft Auto: San Andreas ganhou os holofotes na imprensa do mundo todo por ter um minigame de sexo explícito escondido no jogo, feito pelos proprios criadores e que foi descoberto por crackers. Para desbloquear esse mini-game é preciso o uso de GameShark (no PlayStation 2) um patch-executável (no PC). Mas esse mesmo pode ser lançado de novo no mercado para a satisfação do público adulto. assim como algumas cut-scenes do manhunt foram apagadas causando muita polemica. essa cenas eram sobre um personagem que tirava os orgãos sexuais das vitimas e depois tinha relações sexuais com cadáveres.

Inicialmente a produtora afirmou que as cenas de sexo não estavam inseridas no jogo e que se tratavam de alteração, graças a um mod feito por hackers que logo após espalharam as cópias pela internet. Isso foi provado pelo site Gamespot que não era verdade, pois apenas com códigos de GameShark se desbloqueava o minigame sem nenhuma modificação no código fonte original [1]. Após um processo judicial americano, a Rockstar North confessou que as ditas cenas estavam de facto presentes no código fonte do GTA San Andreas, mas estavam bloqueadas. Todo este processo levou a que o estoque de San Andreas fosse recolhido nos Estados Unidos e re-marcado como jogo estritamente para adultos (ESRB: AO+). Além disso, a Rockstar disponibilizou em seu site um patch que deleta o minigame [2]. Novas versões do jogo prensadas a partir de Junho de 2005 tem o código completamente excluído não sendo possível mais jogar o minigame (isso inclui o pacote "Trilogy" para PS2/Xbox).

Cidades:
Cidades fictícias

Liberty City, Nova York (GTA III, GTA Advance, GTA Liberty City Stories e GTA IV)

Vice City, Miami (GTA Vice City e GTA Vice City Stories)

San Andreas, (GTA San Andreas) San Andreas é baseada nos estados americanos da Califórnia e de Nevada:

Los Santos, Los Angeles
San Fierro, São Francisco
Las Venturas, Las Vegas

Cidade desconhecida Grand Theft Auto 2
Cidades reais

Londres, GTA London, 1969 e GTA London, 1961

Manchester, GTA London, 1961 (apenas no modo multiplayer)


Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas (abreviado GTA: SA) é um jogo eletrônico sandbox de ação-aventura, para computador e video-game, desenvolvido pela Rockstar North. É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (oitavo lançamento, no total). Lançado originalmente para PlayStation 2, em 26 de outubro de 2004, o jogo desde então foi convertido para o Xbox e Microsoft Windows, e foi aclamado deste então, com números de vendas elevados para todas as plataformas. Tornou-se disponível para Steam em 4 de janeiro de 2008. San Andreas foi sucedido por Grand Theft Auto: Liberty City Stories, e seu antecessor foi Grand Theft Auto: Vice City.
O jogo se passa num estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles. Ambientado no fim de 1992, a trama de San Andreas gira em torno de um membro de gangue, Carl "CJ" Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios. Como outros jogos da série, San Andreas é composto de elementos de jogos de corrida e tiro em terceira pessoa, e apresenta um modo de jogo "mundo-aberto", que dá ao jogador controle total sobre a sua experiência de jogo. O jogo também conta com diversos destaques, como as guerras de gangue, customização dos carros e a personalização dos personagens.
Como os lançamentos anteriores da série Grand Theft Auto, o sucesso comercial e de crítica do San Andreas não ocorreu sem alguma controvérsia. A mais célebre envolveu o minijogo de sexo conhecido como Hot Coffee, encontrado no jogo para Microsoft Windows, que apesar de estar desativado durante o jogo em si, fora deixado no seu código e podia ser facilmente ativado; sua descoberta fez com que o jogo fosse reavaliado brevemente como um jogo para adultos, e retirado das prateleiras de algumas lojas onde era vendido.
Jogabilidade
San Andreas está estruturado de maneira similar aos dois jogos anteriores da série Grand Theft Auto. A parte central do jogo consiste de elementos de um jogo de corrida combinado com um third-person shooter, e um ambiente aberto e livre que permite ao jogador interagir e se locomover. A pé, o personagem controlado pelo jogador é capaz de andar, nadar e mergulhar(o primeiro jogo da série na qual isto é possível), escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates manuais. Os jogadores também podem controlar diversos tipos de veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens, tanque de guerra, motocicletas, bicicletas e karts entre outros. O sistema de jogo aberto e não-linear permite aos jogadores explorar e escolher como desejam jogar o jogo exatamente. Embora as missões da trama sejam necessárias para o progresso através do jogo, e para destravar outras cidades (todas àreas rurais; San Fierro; deserto e por último Las Venturas) e algum conteúdo do jogo, elas não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando quiser, e simplesmente vagar pelos territórios quando não as estiverem cumprindo. No entanto, criar muitos conflitos podem atrair atração indesejada - e potencialmente fatal - das autoridades; quanto mais caos causado, mais intensa a resposta: a polícia cuida das infrações menos graves, como ataque a transeuntes, apontar armas em locais públicos, roubo de carros, alguns assassinatos), enquanto equipes da SWAT, do FBI e até mesmo o exército americano respondem a distúrbios mais graves.
O jogador também pode participar de diversas missões opcionais; entre elas estão as tradicionais missões adicionais dos jogos anteriores, como dirigir um táxi e conduzir passageiros pela cidade, apagar incêndios com um carro de bombeiro, dirigir uma ambulância pela cidade e combater o crime, como justiceiro. Entre as novas adições estão missões onde o jogador pode desempenhar a função de ladrão de residência ou cafetão, fazer entregas de carga através de trens e caminhões, e frequentar auto escola; moto escola; escola náutica e especialização em aviação - onde ele ainda pode desenvolver sua habilidade em muitos dos veículos existentes no jogo.
Ao contrário de Vice City e GTA III, que precisavam interromper o jogo para carregar mais dados sempre que o jogador se deslocava para distritos diferentes da cidade, o GTA: San Andreas não apresenta nenhum tipo de espera enquanto o jogador está se movimentando (o que é notável, já que seu mapa é muito maior que o dos jogos anteriores). As únicas cenas de carregamento no jogo são para ilustrar interlúdios ou antes de mostrar os interiores dos ambientes. Algumas outras diferenças entre o San Andreas e seus predecessores estão a possibilidade de multiplayer nas chamadas missões Rampage (embora não na versão para PC), e a mudança dos 'pacotes secretos' dos antecessores por pichações(Tags), fotografias (Photo ops), ferraduras (Horseshoes) e ostras (Oysters) que podem ser feitas ou coletadas pelo jogador para desbloquear kits (spaws) de armamentos, cada safehouse tem um conjunto diferente de "Ferramentas".
Os controles de câmera, das lutas e do posicionamento do alvo das armas de fogo foram retrabalhados, de maneira a incorporar conceitos de outro jogo da Rockstar, Manhunt, incluindo diversos elementos de ações sigilosas, assim como miras melhoradas e um mostrador da saúde do personagem, que muda de cor verde para vermelho ou negro dependendo do seu estado. A versão para PC ainda implementou acordes de mouse; o jogador deve segurar o botão direito do mouse para ativar a mira, e então clicar ou segurar o botão esquerdo para atirar ou utilizar algum item, como uma câmera fotográfica.
O jogador pode, pela primeira vez na série, nadar e subir em muros ou paredes. A capacidade de nadar tem um grande efeito no personagem também, já que a água pela primeira vez não representa uma barreira impedindo a sua locomoção pelo cenário. Para um poder de fogo maior, os jogadores também podem ter duas armas ao mesmo tempo, ou fazer um tiroteio de dentro de um veículo (drive-by shooting), com outros membros da gangue. Devido ao imenso tamanho do mapa de San Andreas, uma marcação pode ser adicionada ao mapa HUD que é visualizado na tela, auxiliando o jogador a chegar a um destino.
A inteligência artificial do jogo também foi muito melhorada em relação a seus antecessores. O jogador não pode mais, por exemplo, espancar até à morte algum transeunte numa rua movimentada, em plena luz do dia, sem que haja alguma reação do público. Enquanto a maioria dos pedestres, por exemplo, pode fugir ou se esconder, alguns civis armados (como traficantes de drogas ou membros de outras gangues) podem atacar CJ, ao que os membros da gangue de CJ podem responder fogo e perseguir seus oponentes. Os policiais agora também perseguem personagens não-controlados pelo jogador que estejam cometendo crimes.

[editar] Veículos

No total existem no jogo cerca de 200 tipos de veículos, comparados a aproximadamente 85 no GTA III. Entre as novas adições estão bicicletas, buggies, colheitadeiras, limpadores de rua, hovercrafts, caças e tanques de guerra do exército e muitos outros. As características destes veículos e a física de sua movimentação são similares às da série de jogos de corrida Midnight Club, que permite mais controle do veículo no ar, assim como melhorias no motor e modificações estéticas.
Existem diversos tipos de veículos, para diferentes propósitos. Veículos off-road têm um desempenho maior em terrenos íngremes, enquanto carros de corrida saem-se melhor em pistas ou nas ruas. Aviões a jato e outros tipos de aeronave mais velozes precisam de uma pista de pouso e decolagem mais longa, enquanto helicópteros, embora mais lentos, podem pousar quase em qualquer lugar.
Se os antigos jogos da série Grand Theft Auto tinham poucas aeronaves, que eram difíceis de acessar e de serem pilotadas, San Andreas tem onze tipos de aviões e nove helicópteros, todos relativamente acessíveis e integrados às missões do jogo. Diversas embarcações foram adicionadas, e outras já existentes em outras edições da série foram modificadas.

Sinopse

Ambientação

San Andreas
PaísEstados Unidos
Maior cidadeLos Santos
Segunda Maior cidadeLas Venturas
Cidade mais ViolentaLos Santos
Área protegidaÁrea 69

Grand Theft Auto: San Andreas se passa dentro do estado americano fictício de San Andreas, que se baseia em partes da Califórnia e de Nevada. Abrange três principais cidades fictícias: Los Santos, correspondente à Los Angeles real; San Fierro, correspondente à San Francisco real; e Las Venturas, que corresponde, juntamente com o deserto que a cerca, a Las Vegas e o deserto de Nevada e do estado vizinho do Arizona.[9] Os jogadores podem escalar o Monte Chiliad, com 800 metros de altitude (baseado no Monte Diablo), saltar de paraquedas de diversos picos e arranha-céus, e visitar doze vilas e cidades rurais, localizadas em três condados: Red County, Flint County e Bone County. Entre outros destinos destacados estão a Represa Sherman (baseada na Represa Hoover), uma grande base militar secreta chamada "Área 69" (baseada na Área 51), entre outros pontos geográficos. San Andreas tem 36 quilômetros quadrados, quase quatro vezes o tamanho de Vice City e cinco vezes o tamanho da versão de Liberty City do GTA III. Enquanto os mapas dos seus antecessores também eram restritos às áreas urbanas das cidades, San Andreas também inclui subúrbios e as áreas rurais entre cada uma delas. Los Santos possui três redes de fast-food: a Cluckin' Bell (paródia do Taco Bell), o Burger Shot (paródia do Burger King) e a Stacked Pizza Co. (parodia da Pizza Hut). No jogo tambem existem 4 aeroportos, 3 urbanos, cada um localizado em um cidade (Los Santos, San Fierro e Las Venturas), alem de outro aeroporto abandonado, localizado no meio do deserto, é nele onde o Carl CJ Johnson faz algumas missões, alem da Auto Escola de avião.

 Los Santos

Como sua equivalente na vida real, Los Angeles, Los Santos é composta por diferentes áreas, que incluem bairros infestados de gangues, como Ganton, Willowfield, Jefferson, Idlewood e East Los Santos, baseados em Compton, Willowbrook, Watts, Inglewood, e East Los Angeles, respectivamente. A cidade também tem uma movimentada seção central, baseada no centro de Los Angeles; distritos ricos, como Rodeo e Mulholland (Rodeo é baseado em Beverly Hills, e seu nome vem da Rodeo Drive); os distritos da praia, como Santa Maria Beach e Verona Beach, baseados em Santa Monica e Venice Beach; e a glamurosa Vinewood, com o gigantesco letreiro de Vinewood, baseados obviamente em Hollywood e seu Letreiro de Hollywood. Los Santos ainda apresenta diversos pontos turísticos reminiscentes de edifícios e construções existentes em Los Angeles, como as Watts Towers, o Los Angeles Convention Center, a Capitol Tower, a Prefeitura de Los Angeles, a U.S. Bank Tower, o Observatório Griffith, o Forum, o Píer de Santa Mônica, a Ponte Vincent Thomas, a Calçada da Fama de Hollywood, o Hotel Bonaventure Westin, e o Teatro Chinês de Grauman.

San Fierro

Como seu equivalente na vida real, San Francisco, San Fierro caracteriza-se por um sistema de bondes e um relevo acidentado. San Fierro possui diversas interpretações dos muitos distritos e pontos turísticos de San Francisco, como a região de Haight-Ashbury (Hashbury, no jogo), o distrito gay de Castro (Queens), Chinatown, e a Ponte Golden Gate (Gant Bridge). Diversos outros pontos familiares foram recriados, como a torre do relógio no Embarcadero e a Transamerica Pyramid (Big Pointy Building) até a Lombard Street (Windy Windy Windy Windy Street) e a Ponte da Baía de San Francisco–Oakland (Garver Bridge). A Prefeitura de San Fierro lembra muito a Prefeitura de San Francisco, e também podem ser vistos na cidade os restos do Cypress Street Viaduct, viaduto que desabou em 1989 durante o Terremoto de Loma Prieta. Uma base da marinha, próxima ao aeroporto da cidade, também tem um porta-aviões e um submarino ancorados na baía.Na cidade,Carl Johnson tem duas namoradas.Uma chamada Katie e outra chamada Michelle.

Las Venturas

Las Venturas, como sua equivalente, Las Vegas, é o lar do jogo legalizado e, consequentemente, de diversos cassinos, onde o jogador pode participar de diversas atividades: blackjack, vídeo-pôquer, roda da fortuna, roleta ou jogar caça-níqueis. Além de estabelecimentos destinados ao jogo, existem diversos bares de strip-tease na cidade. Diversos dos cassinos que realmente existem, na Las Vegas Strip, foram recriados fielmente na Strip de Las Venturas, incluindo o Excalibur Hotel and Casino (Come-a-Lot, no jogo), a esfinge e a pirâmide do Luxor Hotel (The Camel's Toe), Treasure Island (Pirates In Men's Pants), The Mirage (The Visage), Circus Circus (The Clown's Pocket), Hard Rock Hotel and Casino (Las Vegas) (V-Rock Hotel), Flamingo Las Vegas (The Pink Swan), Imperial Palace (Four Dragons Casino), e Caesars Palace (Caligula's Casino). Outros cassinos na cidade são o Starfish Casino, o High Roller, e o Royal Casino; outros pontos turísticos incluem uma réplica do célebre letreiro Welcome to Fabulous Las Vegas.[11] O personagem pode comprar quartos nos diversos hotéis da cidade; além disso, a cidade tem uma ampla área desértica em seu redor, além de subúrbios residenciais e shopping centers, bem como uma área decadente (Old Venturas Strip ), com diversos bares de strip-tease e casas de apostas, baseados na Old Vegas Strip.

Personagens

Personagens principais
DubladorPersonagem
Young MaylayCarl Johnson
Samuel L. JacksonFrank Tenpenny
Faizon LoveSean (Sweet) Johnson
Clifton PowellMelvin (Big Smoke) Harris
Clifton Collins Jr.César Vialpando
James YaegashiWu Zi Mu (Woozie)
Chris PennEddie Pulaski
Armando RiescoJimmy Hernandez
Yo-YoKendl Vialpando Johnson
MC EithLance (Ryder) Wilson
Ice-TMadd Dogg
Jonathan AndersonOg (Jefrrey Cross) Loc
Charlie MurphyJizzy B.
Cynthia FarrellCatalina
Peter FondaThe Truth
James WoodsMike Toreno
William FitcherKen (Rosie) Rosenberg
Frank VincentSalvatore Leone
Personagens secundários
DubladorPersonagem
Bill ReeseOld Reece
Eugene Jeter JuniorEmeet
The GameMark (B-Dup) Wayne
Kurt AlexanderBig Bear
Heather Alicia SimmsDenise Robinson
Claude Speed
Kid FrostT-Bone Mendez
Danny DyerKent Paul
Shaun RyderMaccer
David CrossZero
Ran Fa Li (Farlie)
Su Xi Mu
Jethro
Dwayne
Casey SiemaszkoJohnny Sindacco
Freedy
Debi MazarMaria Latore (Maria La Torra)
Millie Perkins

Os personagens que aparecem no GTA: San Andreas são relativamente variados, e estão relacionados às respectivas cidades e locais nos quais cada um deles se localiza; isto dá ao jogo uma amplitude significantemente maior para tramas e locações do que Grand Theft Auto III e Vice City. O jogador é responsável por controlar Carl CJ Johnson, um jovem negro pertencente a uma gangue.

As fases do jogo iniciais, que se passam em Los Santos, se passam em torno do tema da gangue de CJ, Grove Street Families, disputando com outras gangues, como os Ballas e os The Los Santos Vagos, por território e respeito. Organizações criminosas orientais, como a Tríade e uma gangue vietnamita Da Nang Boys, ficam evidentes na parte de San Fierro do jogo, enquanto três famílias da Máfia e, novamente, as Tríades - todos proprietários de cassinos - aparecem em destaque na seção de Las Venturas do jogo.

Como nos dois jogos anteriores da série, as vozes dos personagens de GTA: San Andreas são dubladas por artistas e celebridades, como David Cross, Andy Dick, Samuel L. Jackson, James Woods, Peter Fonda, Charlie Murphy, Frank Vincent, Chris Penn, Danny Dyer, Sara Tanaka, William Fichtner, os rappers Ice T, Chuck D, Frost, MC Eiht e The Game, e os cantores George Clinton, Axl Rose e Shaun Ryder.[12] O protagonista, CJ, é dublado por Young Maylay, que faz seu trabalho de estréia.

Trama

Depois de viver em Liberty City por cinco anos, Carl "CJ" Johnson retorna a Los Santos em 1992 para o enterro de sua mãe. Lá, encontra tanto sua família quanto sua antiga gangue, a Grove Street Families, em frangalhos. Ao mesmo tempo que começa a acertar questões antigas com seus companheiros de gangue e luta contra as gangues rivais pelo controle de território dentro da cidade, Carl começa a trazer as Grove Street Families de volta ao topo. No entanto, às vésperas das Famílias conseguirem o controle de Los Santos, CJ descobre que seus melhores amigos, Big Smoke e Ryder, estão trabalhando em conjunto com o oficial de polícia corrupto, Frank Tenpenny (dublado por Samuel Jackson) e uma das gangues rivais, os Ballas. Smoke e Ryder montam uma cilada, e deixam que os Ballas prendam o irmão de Carl, Sweet. Tenpenny manda então a polícia para prender Sweet e raptar Carl, que é deixado num lugar muito distante, numa área rural. Ao perceber que Tenpenny é sua única esperança de ficar fora da cadeia e conseguir a liberação de Sweet, Carl se vê obrigado a cumprir as ordens do policial corrupto, que incluem matar e interferir com pessoas envolvidas num processo criminal contra o próprio Tenpenny.

Carl rapidamente conquista a amizade de novos aliados, entre eles Wu Zi Mu, um chinês cego, líder da Tríade, The Truth ("A Verdade"), um velho hippie, e Cesar Vialpando, um latino também membro de gangue que, como Carl, foi traído por seus antigos companheiros. Carl e seus novos amigos abrem uma oficina em San Fierro, enquanto esperam por uma oportunidade de retornar para Los Santos. Após encontrar e matar Ryder, Carl se envolve com os assuntos de um agente governamental misterioso, Mike Toreno, que deixa a entender que libertará Sweet se Carl o ajudar com suas operações secretas. Paralelamente, Carl ajuda Wu Zi Mu a promover o crescimento de um novo cassino na Las Venturas dominada pelos mafiosos. Eventualmente Carl encontra riqueza e eventualmente retorna a Los Santos, e Toreno cumpre sua promessa de libertar Sweet; porém este, para a surpresa do irmão, se recusa a fazer parte do novo estilo de vida milionário de CJ, e insiste em retornar para seu território natal e fazer as GSF renascerem, do que sentar-se confortavelmente sobre os louros de Carl.

Tenpenny vai a julgamento por diversos crimes, porém as acusações são arquivadas por falta de provas, já que todas as testemunhas da promotoria estão desaparecidas ou mortas. A libertação de Tenpenny provoca uma revolta entre os cidadãos de Los Santos, semelhante aos distúrbios de 1992 em Los Angeles; impulsionado pela determinação de Sweet em derrubar o império de Big Smoke, que se tornou o maior traficante da cidade, Carl reconquista o território da gangue e caça os traidores responsáveis pelas tragédias que se abateram sobre as Famílias. Carl eventualmente executa Big Smoke num tiroteio final, escapando de seu palácio em chamas enquanto persegue Tenpenny, que fugira com toda a fortuna de Smoke. Após uma perseguição pelas ruas de Los Santos, Tenpenny perde controle do caminhão de bombeiros que dirigia e cai de uma ponte; Carl, prestes a executá-lo, é impedido por seu irmão. Ambos se afastam, e deixam Tenpenny "morrer num acidente de carro". As cenas finais mostram a confraternização entre a família e os aliados, enquanto Carl se afasta, dizendo que vai "ver o que está acontecendo no quarteirão".

Continuidade com os outros jogos da série

Diversos personagens, locais e elementos fictícios dos jogos anteriores da série Grand Theft Auto reaparecem no GTA: San Andreas. Catalina, a principal antagonista de Grand Theft Auto III (que se passa num tempo cronologicamente posterior ao GTA: San Andreas), acompanha CJ em diversas missões de assaltos. Claude, protagonista do mesmo jogo, também faz uma aparição breve, como o novo namorado de Catalina, depois que ela abandona Carl; os dois acabam perdendo uma competição de corrida para CJ, e Catalina acaba por entregar a CJ o recibo de uma oficina mecânica em San Fierro, em vez da propriedade do carro, afirmando que Claude "precisa do seu carro para chegar a Liberty City". Como uma espécie de piada interna, diversas referências são feitas à aparente mudez do personagem de Claude, devido ao fato de que ele não tinha qualquer frase ou diálogo no GTA III.

Ken Rosenberg e Kent Paul, do GTA: Vice City, aparecem com destaque em diversas das missões em Las Venturas ligadas a Salvatore Leone, o chefe mafioso de Liberty City que aparece no GTA: III e em Liberty City Stories. Maria, que posteriormente se torna namorada de Salvatore, também aparece como uma garçonete no Caligula's Palace. CJ também menciona ter trabalhado para Joey Leone, filho de Salvatore.

Jethro e Dwaine também aparecem em San Andreas; vistos quando Tommy Vercetti compra um estaleiro em Vice City, o personagem The Truth menciona que o negócio deles teria sido comprado pela Máfia.

De acordo com entrevistas dadas pelos criadores do jogo, GTA III, GTA: Vice City, Liberty City Stories, Vice City Stories, Grand Theft Auto Advance e Grand Theft Auto: San Andreas são considerados como parte do "cânone" do Grand Theft Auto III, enquanto Grand Theft Auto IV marca o início de um novo cânone, onde diferentes regras de jogo serão observadas. Por exemplo, motocicletas teriam sido banidas, supostamente, de Liberty City, no GTA III; no GTA IV esta restrição não mais existe.

Missões

Durante o jogo você terá 103 missões básicas para você seguir durante as três cidades de San Andreas; Los Santos, San Fierro e Las Venturas; para ocorrer o "desenrolar" da história e você entender melhor, também poderão ser feitas algumas missões e triatlos em outras areas do interior de San Andreas.

Desenvolvimento e lançamento

Após o sucesso de Grand Theft Auto: Vice City, os consumidores aguardavam um novo lançamento da série Grand Theft Auto no final de 2003. A primeira evidência concreta do novo jogo veio em 29 de outubro daquele ano, quando a Take-Two Interactive anunciou que um jogo GTA ainda sem título estava planejado para ser lançado na "metade final do quarto trimestre fiscal de 2004".[13] Embora não existissem maiores informações na época que apontassem para a trama ou onde o novo jogo se passaria, já existiam rumores de que ele se passaria no estado de San Andreas, na Califórnia, ou em Las Venturas, uma cidade similar a Las Vegas, em Nevada.[14] Em 1 de março de 2004 a Take-Two anunciou numa conferência de imprensa que Grand Theft Auto: San Andreas seria lançado em 19 de outubro daquele ano, na América do Norte, 22 de outubro na Europa e 29 de outubro na Austrália.[15] As primeiras notícias do conteúdo do jogo foram reveladas em 11 de março, quando foi divulgado que San Andreas não mais seria uma cidade, e sim um estado, que consistiria por sua vez de três cidades e todo o território em torno delas.

Em 9 de setembro daquele ano, no relatório financeiro do terceiro trimestre da Take-Two para 2004, foi anunciado que a data de lançamento seria adiada por uma semana. No mesmo comunicado, a empresa anunciou as versões do jogo para Microsoft Windows e Xbox.

San Andreas foi lançado para o PlayStation 2 em 29 de outubro, na Europa e Austrália, e no Japão em 25 de janeiro de 2005.[16] As versões para Windows e Xbox foram lançadas em 7 de junho de 2005, na América do Norte, e 10 de junho, na Europa e Austrália.

Em 20 de outubro de 2008 o jogo passou a ser disponível para download no Xbox Live Marketplace, como um Xbox Original.[17]

Uma versão para Macintosh, feita junta com a empresa Cider, foi lançada em 12 de novembro de 2010.[18]

Trilha sonora

Assim como seus dois antecessores na série Grand Theft Auto, o GTA: San Andreas tem uma extensa variedade de faixas musicais disponíveis, retiradas especialmente do período no qual o jogo é ambientado (início da década de 1990). Entre os artistas célebres incluidos na trilha sonora do jogo estão Billy Idol, The Who, Toto, Faith No More, Depeche Mode, James Brown, Soundgarden, Kiss, Rage Against the Machine, Danzig, Cream, Alice in Chains, Guns N' Roses, Snoop Dogg, N.W.A., 2Pac, Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, Stone Temple Pilots, Lynyrd Skynyrd, Ozzy Osbourne e Red Hot Chili Peppers.

San Andreas é servida por onze estações de rádio; WCTR (talk radio), Master Sounds 98.3 (rare groove, toca principalmente faixas antigas de funk e soul sampleadas por artistas de hip-hop dos anos 1990), K-Jah West (dub e reggae), CSR (New Jack Swing, modern soul), Radio X (rock alternativo e grunge), Radio Los Santos (gangsta rap), SF-UR (house), Bounce FM (funk), K-DST (rock clássico), K-Rose (country music) e Playback FM (hip hop clássico).

O sistema utilizado para a música no San Andreas sofreu diversas melhorias a partir do que foi utilizado nos jogos anteriores da série. Se anteriormente cada estação de rádio era, na essência, um único arquivo de som repetido em loop, tocando as mesmas canções, anúncios e propagandas na mesma ordem, a cada vez, neste jogo cada "seção" é separada e combinada de maneira aleatória, permitindo que as canções sejam tocadas em ordens diferentes, que anúncios às canções mudem a cada vez que elas sejam anunciadas, e que eventos-chave para a trama sejam mencionados nas estações.

As versões para Xbox e Microsoft Windows do jogo incluem uma estação de rádio adicional, que apresenta suporte para trilhas sonoras customizadas, através de arquivos MP3 importados para o jogo pelo próprio usuário.[19]

Recepção

Prêmios
IGN - Melhor de 2004PlayStation 2 - Jogo do Ano,[20] Melhor Jogo de Ação no PlayStation 2,[21] Melhor Trama no PlayStation 2[22]
GameSpot - Melhores e Piores de 2004Melhor Jogo de PlayStation 2,[23] Melhor Jogo de Ação-Aventura,[24] Escolha dos Leitores - Melhor Jogo de Ação-Aventura no PlayStation 2,[25] Escolha dos Leitores - Jogo do Ano no PlayStation 2,[26] Melhor Interpretação Vocal,[27] Jogo Mais Engraçado[28]
2004 Spike TV Video Game AwardsJogo do Ano, Melhor Performance de um Humano (Masculino), Melhor Jogo de Ação, Melhor Trilha Sonora

Antes de seu lançamento, inicialmente apenas para o PlayStation 2, o Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos jogos mais antecipados e aguardados de 2004, juntamente com Halo 2. O jogo correspondeu às expectativas, e foi louvado como um dos melhores jogos da história daquele console, com uma média de crítica de 95%, de acordo com o site Metacritic, empatando assim como o quinto jogo mais bem avaliado na históra do PlayStation 2. O site IGN deu para o jogo uma nota de 9,9 de 10 (a maior nota já dada a um jogo de PlayStation 2 pelo site), e o chamou de "uma peça de software definitiva" para o PlayStation. O site GameSpot deu ao jogo 9,6 de 10, dando-lhe um prêmio pela Escolha do Editor. O jogo também recebeu uma classificação 'A' da rede 1UP.com e uma avaliação de 10 em 10 da Revista Oficial do PlayStation. Alguns dos elogios feitos ao jogo estavam relacionados à abertura e ao tamanho colossal do estado de San Andreas, à trama envolvente e às atuações dos dubladores. Já a maior parte das críticas negativas feitas ao jogo abordavam falhas gráficas, modelos de personagens pobres e texturas em baixa resolução, bem como diversas questões envolvendo o controle do personagem, especialmente envolvendo a auto-mira. Alguns críticos comentaram que embora muito conteúdo novo tenha sido acrescentado ao jogo, pouco teria sido efetivamente refinado ou bem-implementado.

 Vendas

Em 3 de março de 2005 o jogo já tinha vendido mais de 12 milhões de exemplares, só para o PlayStation 2. Em 25 de setembro de 2007 se tornou o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos com 8,6 milhões de cópias vendidas, à frente de seus antecessores GTA: Vice City e GTA III. Em 26 de setembro do mesmo ano o jogo já havia vendido 20 milhões de exemplares, de acordo com a própria Take-Two Interactive, e em 26 de março de 2008 ultrapassou o número de 21,5 milhões de exemplares, de acordo com a mesma Take-Two Interactive.

 

O caso Hot Coffee

Hot Coffee ("café quente", em inglês) foi o nome de uma modificação para a versão de computador que causou muita polêmica. Nele, em vez de CJ entrar na casa de sua namorada e ouvir os tradicionais gritos, sussurros e a imagem ficar balançando, ocorre um mini-jogo que simula uma relação sexual. No mini-jogo o jogador deve pressionar certas teclas seguindo um ritmo, para aumentar a barra de "satisfação" que surge. Apesar de ser uma modificação, o código para o mini-game estava presente no jogo, apenas não tendo sido habilitado. A ESRB foi notificada, e o jogo mudou de classificação, de Mature (+17) para Adults Only (+18). Foi descoberto então que as versões do Playstation 2 e do X-Box também tinham o mini-game escondido, porém, era muito mais difícil de habilitá-lo, sendo necessário o uso de um programa chamado Action Replay. Mesmo assim, elas também tiveram suas classificações modificadas.

Além do jogo ser recolhido definitivamente das prateleiras de muitas lojas, como a rede Wal-Mart que não comercializa jogos Adults Only, a publicadora do jogo, Take-Two, sofre processos em vários países que julgaram-se ofendidos por ter este mini-game no jogo, e, segundo eles, terem traumatizado seus filhos adolescentes com suas cenas de sexo.

A Take Two respondeu dizendo que o conteúdo polêmico não aparece na versão oficial, e que é preciso fazer o download da modificação na internet. Em uma atualização, cortaram o código do jogo, impossibilitando que a modificação tenha efeito.


 

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